Primavera Inglesa

Durante a minha experiência como professora eu descobri que há factos que os estrangeiros sabem sempre sobre o Reino Unido. Todos conhecem os autocarros de dois andares, o Big Ben, a rainha, a Tower Bridge, o palácio de Buckingham e o London Eye. No entanto, eu acho que é divertido ensinar tudo sobre os pequenos factos que são tanto parte da cultura britânica como o Mr. Bean e o chá das cinco.


Com a Páscoa a caminho eu decidi partilhar com vocês 3 factos que eu gosto sempre de mencionar aos meus alunos durante esta época do ano.

  1. Março é sinónimo de Primavera

Março em Inglaterra simboliza a Primavera. Mesmo se o tempo ainda estiver frio e cinzento, as pessoas despem camadas de roupas, as lojas enchem-se de cor e as revistas anunciam com triunfo “A Primavera chegou! Digam adeus aos casacos de Inverno e às pernas escondidas!”

E, a minha parte favorita, os narcisos crescem por toda a parte! Em todos os jardins, todos os parques, todos os pedacinhos de relva. Amarelos e brancos, eles são a prova que a Primavera realmente está a caminho, mesmo estando a chover e a temperatura nunca estando acima dos 12ºC.

Até a senhora do meu prédio plantou alguns à volta das árvores na nossa rua.

IMAG0937

Por isso, para mim, Março na Inglaterra significa narcisos.

  1. Há mais do que ovos de chocolate na Páscoa

Sim, há um número maluco de chocolate à venda durante a Páscoa. Mas essa não é a única tradição em acção aqui. A Páscoa é sinónimo de muita fruta seca. É usada nos bolos, no pão, nas bolachas, em tudo. Eu não sou grande fã de fruta seca, especialmente de sultanas, mas não se pode falar da Páscoa em Inglaterra sem mencionar os Hot Cross Buns.

Parecem brioches mas com muita canela, fruta seca e uma cruz branca em cima. Podem vê-los em todas as lojas e supermercados, e vão ver com certeza o velho Paul Hollywood e a Mary Berry na TV com dicas maravilhosas de como fazer os Hot Cross Buns perfeitos. Comam-nos acabadinhos de sair do forno com manteiga.

  1. Antes da Páscoa vem a Quaresma

E antes da Quaresma vem o Pancake Day (dia das panquecas)!

Também conhecido como Shrove Tuesday (não consegui encontrar tradução!), o Pancake Day é o último dia antes dos 40 dias da Quaresma e é quando as pessoas têm de se livrar de alimentos ricos como ovos, leite e açúcar, por isso é claro que passar o dia a comer panquecas é a melhor maneira de se verem livres desses ingredientes malandros.

Sim, eu sei que o Pancake Day já foi á um tempo, mas nem toda a gente sabe sobre este dia por isso pensei que era bom mencioná-lo. Afinal, é uma tradição deliciosa e também traz consigo uma actividade divertida: corridas de panquecas!

Muitas pessoas juntam-se para participar em corridas de panquecas em toda a Inglaterra. Os partipantes, tradicionalmente mulheres de vestido, correm pelas ruas armados com uma frigideira a virar panquecas até à linha de chegada!

Dizem que esta tradição nasceu quando uma dona-de-casa, ocupada a fazer panquecas, não sabia que horas eram até que ouviu os sinos da igreja. Atrasada, ela correu para a igreja, frigideira na mão, a virar a última panqueca para que não ficasse queimada.

Ó Inglaterra. Ás vezes és mesmo pateta.

Bem, estes são os 3 factos que eu partilho sempre com os meus alunos entre Março e Abril. Espero que sejam tão interessantes para vocês como são para mim. Eu tenho sempre um feedback variado dos meus alunos mas a aula acaba sempre com gargalhadas quando mostro um vídeo de uma corrida de panquecas e eles percebem que eu não estou a inventar coisas.

Feliz Páscoa para todos!

Inês

One thought on “Primavera Inglesa

Leave a Reply

