Uma Voltinha Rápida A Portugal

Olá, meu blog sem leitores! Desculpa ter-te feito esperar mas eu estava em Portugal de férias a ver a família. Foi uma semana óptima passada a andar com o meu namorado em Cascais, Sintra, Lisboa e Reguengos de Monsaraz. Infelizmente o sol recusou-se a honrar-nos com a sua presença.

Eu gostaria de partilhar algumas coisas que fiz nessa semana, e vou fazê-lo por dia.

DIA 1: Praia do Guincho

Este foi um dos dois dias em que o sol decidiu sair de trás das nuvens. No momento em que vi que o tempo estava bom eu insisti ao meu namorado que fôssemos à Praia do Guincho, uma praia deslumbrante em Cascais que eu visito sempre que vou a Portugal.

Metemo-nos no (que cutomava ser) meu Peugeot 107 e guiei (ai, como adoro guiar) até á costa.

Tira-me sempre o fôlego. A praia longa, as dunas, o Oceano Atlântico azul e frio. É quase indescritível. E é por isso que tirei fotografias!

IMAG0951 IMAG0953

A maré estava baixa e as pedras todas estavam a brilhar ao sol e completamente cobertas de mexilhões. Andámos ás voltas a ver se conseguíamos encontrar algumas criaturinhas marítimas, e só conseguimos encontrar umas anémonas e alguns pássaros a dar bicadas ás rochas. No fim, um grande dia.

DIA 2: Palácio da Pena

No próximo dia o tempo não foi tão clemente. Quando saímos de casa estava ensolarado. Nós parámos a caminho de Sintra para comprar umas sandes e quando saímos da loja o céu estava coberto de nuvens escuras e quando chegámos ao pálacio em Sintra já tinha começado a chuviscar.

Enfim, não deixámos que isso nos parasse. Afinal, nós vivemos em Inglaterra e se desistíssemos dos nossos planos cada vez que chuvesse nunca iríamos fazer nada.

O Palácio da Pena é um edifício único construído por um dos nossos reis. Segundo a minha mãe, que lê muitos romances históricos, ele construiu-o porque estava aborrecido. Ele era Espanhol e a nossa rainha D. Maria recusou-se a involvê-lo nos assuntos do Estado então, enquanto ela corria o país, ele criou este lindo palácio já que ele tinha muito interesse em arquitectura.

IMAG1016 IMAG1028

Nós tivémos sorte e ainda conseguimos ver a vista fantástica antes da montanha ter sido engolida pelo nevoeiro. É que Sintra tem o que se chama um microclima, que significa que é bem diferente de outras áreas em Portugal. É bastante húmido e abafado e tudo é verde e coberto de musgo.

DIA 3: Reguengos de Monsaraz

Para dizer a verdade nós ficámos em casa no 3º dia por isso vou ignorá-lo.

Então, no “3º dia” nós guiámos até Reguengos de Monsaraz, onde a minha família (do lado da minha mãe) é. É uma vila no Alentejo, perto de Évora, e foi nomeada a Cidade do Vinho Europeia deste ano.

A primeira paragem foi na casa da minha tia onde tivémos um belo de um almoço (com direito a vinho, claro) e depois fomos até Monsaraz, uma cidade dentro de um castelo. Tem uma vista espectacular e ruas super interessantes. Hoje em dia tem muitas lojas e hoteis pequenos e, aparentemente, uma população gay em crescimento, o que é incomum no meio do ambiente fechado e tradicional do campo.

IMAG1059 IMAG1063

É claro que estava a chover. Para dizer a verdade, estava a chover aos potes. Rios de água estavam a rolar rua abaixo e eu estava de vestido. Mas foi bom de qualquer maneira, e consegui tirar umas fotos giras.

DIA 4: Vila Viçosa

Com o tempo ainda terrível, nós decidimos abandonar os nossos planos de almoçar em Badajoz (em Espanha, já que Reguengos é perto do nosso país vizinho) e fomos visitar Vila Viçosa, perto de Évora. Outra vila com outro castelo. Há muitas por volta destas partes.

Vila Viçosa é uma vila calma com muitas igrejas, um castelo, um palácio e um hotel lindo (parte das Pousadas de Portugal). Nós andámos ás voltas (estava a chover, como de costume) e fomos à procura da igreja que a minha avó tinha mencionado de manhã.

Num certo ponto da nossa história nós tivémos uma linha de reis espanhóis. E como é óbvio, os portugueses não estavam muito felizes com a situação e houve uma revolução. Os espanhóis foram expulsos e o rei D. João IV foi coroado. No entanto, ele decidiu pôr a sua coroa na cabeça da Virgem Maria na igreja e depois disso nunca nenhum rei usou coroa em Portugal.

IMAG1072 IMAG1080

Então nós estávamos a procurar pela Virgem Maria coroada, já que ainda está em Vila Viçosa. Nós fomos a duas igrejas diferentes e a terceira estava fechada. E, é claro, estava na igreja fechada mas enfim, foi um dia bom, e bebemos café na pousada.

DIA 5: Lisboa

No nosso último dia em Portugal nós fomos a Lisboa. Nós fomos sortudos o suficiente para ter uma boleia até Belém, onde há muitos pontos turísticos. Há a Torre de Belém, o CCB (Centro Cultural de Belém), o Mosteiro dos Jerónimos e o Museu da Electricidade (onde há a exibição da competição bianual de ilustração infantil). Além disso tudo, é também o lugar dos famosos pastéis de nata. E foi aí que fomos. E ó meu deus, são tão bons.

Depois apanhámos o comboio para Lisboa e almoçámos com a minha tia na Trindade, um restaurante antigo  que serve bifes deliciosos com um molho que faz crescer água na boca. Eu recomendo completamente, mesmo sendo um bocadinho caro. Depois fomos visitar um restaurante chamado NutChiado, onde eles fazem muitas sobremesas com Nutella.

Sozinhos outra vez, fomos à procura de lembranças e depois andámos até ao rio já que o tempo estava bom, Encontrámos um barzinho giro mesmo em cima do rio com uns músicos de rua divertidos, foi muito agradável.

IMAG1085 IMAG1090

E esse foi o fim das nossas férias da Páscoa maravilhosas. Estou de volta em Londres e ao trabalho, à hora de ponta e a ler a TimeOut nas terças. Amanhã vou falar de uma pequena aventura que tive hoje.

Espero que vocês tenham gostado das vossas férias da Páscoa e tenham cuidado com o dia estranhamente quente que vai haver amanhã!

Até à próxima,

Inês

Leave a Reply

