10 Coisas Sobre Londres Que Não São Verdade

Sim, decidi tentar escrever um daqueles posts das “10 coisas”, vamos ver como corre!

Como professor(a), tens sempre aquela aula em que queres descobrir o que os estudantes realmente sabem sobre o país que estão a visitar ou a viver, e é nessas lições que descobres que os alunos têm uma ideia de Londres que adoptaram dos filmes, da internet e dos estereótipos.

Sendo originalmente de Portugal, eu também costumava ter tais noções e com o tempo vim a descobrir que Londres, infelizmente, não é aquele lugar mágico que eu pensava que era (obviamente). Então, aqui está o top 10 de coisas que eu pensava serem verdadeiras sobre Londres, mas que não são, e algumas delas podem ser aplicadas ao resto da Inglaterra.

1. As pessoas não falam com um “sotaque britânico”

Se passares algum tempo na Inglaterra, vais descobrir o facto inacreditável de que o sotaque normal não é o sotaque que estamos habituados a ouvir na BBC. Muitas poucas pessoas falam dessa maneira. E é por isso que esse sotaque maravilhoso e claro é chamado de Inglês BBC (BBC English). Eu conheci algumas pessoas que realmente falam dessa maneira, mas costumam ser pessoas mais velhas.

É claro que Londres tem um vasto número de sotaques diferentes, por causa da grande quantidade de estrangeiros que vivem aqui, mas mesmo entre as pessoas inglesas há sotaques diferentes. Vais descobrir que as pessoas que vêm de uma família de classe alta têm um sotaque chique que é parecido com o sotaque da BBC, e que pessoas da classe baixa têm um sotaque que mal se consegue perceber ao princípio. E eu acho que a grande maioria fala com um sotaque de meio termo.

Se estiveres interessado em ouvir sotaques ingleses diferentes, podes ver programas da TV como “The Jeremy Kyle Show” ou qualquer reality show ou programa ao vivo em que possas meter as mãos e poderás descobrir como os sotaques ingleses são incrivelmente ricos em diversidade.

2. As pessoas não dizem “It’s raining cats and dogs!” 

Isto foi um grande choque para mim! Em todos os livros didáticos que tive todos demonstravam “It’s raining cats and dogs” como o principal exemplo das expressões britânicas, mas ninguém realmente usa esta frase, a não ser que sejam mais velhos. Nos 7 anos em que vivi em Inglaterra nunca ouvi ninguém dizer isto. Por isso, se estiver a chover diz “It’s pouring!” se não queres que os teus amigos britânicos dêm uma boa risada e que te façam uma festinha na cabeça porque és uma estrangeira adorável que não sabe o que é certo.

3. A comida britânica não é toda má

As pessoas ainda estão relutantes a acreditar quando eu digo que experimentei comida britânica deliciosa. O facto de que comida britânica não tem cor e não tem sabor é um facto internacionalmente aceitado, até os britânicos acreditam nele! Um amigo uma vez disse-me que “os britânicos cozem a comida até que não tenha cor, sabor ou valor nutricional”. Não acreditem neles!

Ok, é claro que há alguma comida com essas qualidades por aí, senão não seria um estereotipo tão forte, mas há comida muito boa também. Eu digo sempre aos maus alunos (adultos) para irem ao pub num domingo e que experimentei a comer um Sunday Roast (assado de domingo). A sério, experimentem. É tão delicioso e quentinho e vai tão bem com uma boa caneca de cerveja. Comida de pub pode ser bastante agradável. E um Full English Breakfast irá curar-te de qualquer ressaca que possas ter.

4. Nem toda a gente é um “gentleman”

E nem toda a gente é um “hooligan”. É assim que as pessoas inglesas são interpretadas fora do país, mas nem sempre é verdade. Sim, há “hooligans” e há cavalheiros, mas muitas pessoas inglesas não cabem nessas duas categorias.

Quanto ao facto de serem cavalheiros, os britânicos realmente dão muita importância aos obrigados e por favores (minding your p’s and q’s). Durante a escola de verão tivémos de ensinar isto aos alunos porque os empregados do refeitório recusavam-se a servir pessoas mal-educadas. Por isso, quando em Inglaterra, digam sempre “please” e “thank you”!

A maioria dos estrangeiros pensam que os britânicos bebem muito e que são problemáticos. E realmente há muitos turistas britânicos que bebem em demasia e que são muito pretensiosos porque estão de férias (por isso porque deveriam ficar preocupados se partem umas janelas e alguns narizes?). Mas eu acho que muitos turistas jovens (não importa de que país) comportam-se desta maneira.

5. Não há chá-das-cinco

Nunca conheci ou vi pessoas que tivessem este hábito de beber chá ás 5, com sandes e bolinhos. É mais uma tradição velha, e hoje em dia é mais pensada como um mimo e considearada chique (da classe alta). Não há hora do chá, eles bebem-no de manhã, à tarde e ás vezes à noite. A certo ponto, durante a universidade, eu bebia mais do que 3 canecas de chá todos os dias porque as pessoas á minha volta faziam o mesmo.

No entanto, eu recomendo irem tomar um “cream tea” (chá creme). Não, não é chá com creme, é chá servido com scones e geléia e “clotted cream” (que, na verdade, sabe mais ou menos a manteiga). É muito saboroso e querido e muito “British”.

6. Não está sempre a chover ou com nevoeiro em Londres

Na verdade, até temos estado a ter umas semaninhas agradáveis de sol. Não, não está exactamente quente, mas o céu está azul e deixa-me mais alegre quando eu saio de casa para ir para o trabalho de manhã. E não é assim tão normal estar nevoeiro no inverno. Nublado, sim, mas não com nevoeiro. No entanto, o inverno é muito escuro. Eu lembro-me de uma colega espanhola que ficou muito deprimida durante o inverno porque nós íamos para a biblioteca da universidade pelas 9 da manhã e saíamos pelas 3.30 da tarde e nunca chegávamos a ver a luz do dia.

7. Londres não é o paraíso

Eu acho que é equivalente ao Sonho Americano, não é? Os estrangeiros normalmente acham que a a galinha do vizinho é sempre mais gorda, principalmente quando se fala de cidades românticas como Londres, Paris e Nova Iorque. Bem, sinto muito destruir-vos tais sonhos, mas não é nada fácil viver em Londres. Quero dizer, se não tiveres dinheiro, é claro. Com as rendas sempre a subir, casas a serem demolidas para darem lugar a apartamentos de luxo, as 8 milhões de pessoas a viverem em Londres, impostos e o preço dos transportes fazem com que Londres seja uma cidade muito cara e sem mercê.

8. Não é fácil encontrar um trabalho em Londres

Se não tiveres alguma experiência de trabalho. E, mesmo tendo experiência, podes vir a descobrir que estás a lutar contra outras 100 (ou mais) pessoas tão ou mais qualificadas do que tu. A certa altura começarás a pensar que todos aqueles currículos e cartas de apresentação que tens estado a enviar sem parar estão a ser engolidas por um vazio, porque as pessoas nem sempre têm a decência de responder à tua aplicação, nem que seja para dizer que decidiram contractar outra pessoa.

9. As pessoas não vão ao teatro todas as semanas

Eu não sei se fui a única a pensar isto sobre Londres, mas eu pensava que as pessoas iam ao teatro todas as semanas. O teatro parecia estar tão vivo em Londres que eu não consegui evitar imaginar que eu iria ver uma peça nova ou um musical na noite de abertura, vestida a rigor. Não importa o quão vivo esteja o teatro (e está bastante vivo), os bilhetes podem ser bem caros, especialmente para os musicais. Normalmente, os jovens tentam arranjar bilhetes mais baratos no dia, mas estes costumam ser limitados e eu nunca consegui arranjar nenhums.

10. O Big Ben não se chama Big Ben

A famosa torre relógio que nós chamamos de Big Ben, nunca se chamou Big Ben, mas sim “Elizabeth Tower”. O Big Ben é, na verdade, o sino dentro da torre. No entanto, toda a gente diz Big Ben. Por isso, se estiveres em Londres, podes impressionar os teus amigos com este pedaço de trívia.

Espero que estas pequenas coisas sobre a Inglaterra sejam interessantes para vocês, elas certamente foram para mim quando me mudei para a Inglaterra, e ainda continuo a descobrir coisas novas todos os dias.

Até à próxima,

Inês

 

Leave a Reply

