Subir As Apostas!

Quando se está na Inglaterra, aprendemos que há muito para ver, ler e aprender antes de se poder sentir que entendemos o que os nossos amigos estão a falar sobre. Para tentar ajudar os estrangeiros que estão na mesma posição em que eu me encontrava na universidade, gostava de partilhar algum deste conhecimento com vocês.

Hoje eu gostava de falar sobre filmes e programas de televisão que, ou toda a gente conhece, ou que são ligeiramente mais obscuros mas ainda presentes, principalmente se se derem com pessoal artístico (eu estudei arte na universidade, por isso é que sei). E não, não estou a falar do Mr. Bean, porque eu acho que toda a gente já o conhece.

Toda a gente conhece…

The Monty Python

A maioria das pessoas (não só ingleses) conhecem o grupo de comédia britânico formado pelo John Cleese, Graham Chapman, Eric Idle, Michael Palin e Terry Jones, e as animações do Terry Gilliam. Se gostas de humor sem-sentido, ou se queres ter uma idéia do que o humor britânico é, deves definitivamente ver a série Monty Pythin’s Flying Circus. Se não te queres dar ao trabalho, podes sempre ver um dos filmes deles! Eu adoro Monty Python and the Holy Grail, é um dos meus favoritos.

Black Adder

Eu sei que eu disse que não ia falar do Mr. Bean, mas vou mencionar o actor Rowan Atkinson. Black Adder não só o inclui, como também o Stephen Fry e o Hugh Laurie (Dr. House). É um programa maravilhoso, extremamente engraçado (se gostas de humor britânico) e irão aprender muitas expressões divertidas, assim como vocabulário.

QI

Curto para “Quite Interesting” (bem interessante), o programa que é apresentado pelo Stephen Fry é um jogo de painel com grandes convidados, tais como Brian Blessed, David Mitchell, Bill Bailey, Rick Hall e o sempre presente Alan Davies. Eu garanto divertimento e que irão aprender coisas novas pelo caminho.

David Attenborough

O David Attenborough faz os mais maravilhosos documentários de natureza e é um dos principais exemplos que eu uso com os meus alunos para demonstrar o que o sotaque BBC realmente é (assim como o Stephen Fry). A sua dicção é perfeita e eu recomendo-o muito a estudantes da língua inglesa. E a qualquer um que tenha uma paixão por este mundo onde vivemos. Além disso, se tiverem acesso ao BBC iplayer podem ver muitos dos seus programas dos anos 60, experimentem!

Doctor Who

Um programa de ficção científica que começou em 1963 e ainda está a continuar! É ainda incrívelmente popular e eu acho que também é bem conhecido na América. Quando me mudei para a Inglaterra, o actor a fazer o papel do estranho Doctor era o David Tennant (o 10º doutor), e aparentemente ele é um dos mais amados Doctors de todo o tempo. Eu fui quase forçada a ver os episódios todos e gostei bastante. Sim, é um bocado parvo e os Daleks não são exactamente assustadores, mas é cheio de acção, romance e tem uma dose de suspense e escuridão (eu recomendo ver o episódio “Blink”, é arrepiante).

EastEnders

Eu não assisto, mas se querem fingir que não britânicos têm de conhecer EastEnders. Os outros todos conhecem. É uma novela que começou em 1985 e ganhou 6 BAFTAs até agora. Eu já falei sobre sotaques britânicos no meu post anterior e se estão interessados nos sotaques britânicos mais comuns, então provavelmente deveriam tentar ver um episódio.

The IT Crowd

Se gostam de humor britânico, então deviam mesmo ver este programa. Vocês provavelmente já conhecem o Richard Ayoade e o Chris O’Dowd, já que apareceram em filmes americanos. Bom, eles são metade dos personagens principais! E se ainda não conhecem o Matt Berry, então têm mesmo de ver, já que ele está presente em muitos outros títulos que eu vou mencionar hoje. Ele é simplesmente extraordinário.

The Mighty Boosh

Um programa com o estranho Noel Fielding e o Julian Barratt, com colaborações de Richard Aoyade e de Matt Berry. Não é a gosto de toda a gente, mas é sem sentido, algo que encontrarão outra e outra vez no humor britânico, como se pode ver em Monty Python. É meio que um Flight of the Conchords britânico.

Alguns conhecem…

Withnail and I

Um filme extremamente britânico, todo à volta de diálogo, sobre dois actores desempregados que decidem deixar as suas vidas decepcionantes pra trás pra irem de férias para o campo. No entanto, não é tudo o que esperavam que ia ser. Estreando Richard E. Grant, Paul McGann e Richard Griffiths (sim, o tio Vernon de Harry Potter), nem toda a gente é fã, e os actores falam muito depressa e que faz com que seja difícil de entender, mas comecei a gostar e definitivamente melhorou o meu entendimento da língua inglesa e da cultura britânica.

Garth Marenghi’s DarkPlace

Este é um dos meus favoritos, não consigo não rir quando vejo. A estrar Matthew Holness, Richard Aoyade, Matt Berry e Alice Lowe, é um programa onde Garth Marenghi (Holness), um autor de livros de terror, nos apresenta á sua série cancelada DarkPlace. É apresentado como se fosse um documentário, com entrevistas com os actores. O programa goza com os programas de baixo-orçamento dos anos 80, por isso preparem-se para actuações más, mau “timing”, música de sintetizador e sexismo. É uma obra de arte.

Black Books

Uma sitcom premiada, a estrear Dylan Moran, Bill Bailey e Tamsin Greig (que devem conhecer da série Episodes com o Matt LeBlanc) sobre um lojista amargo que faz o erro de contractar um contabilista optimista durante uma noite de muito álcool. Muito divertido e um grande exemplo de humor britânico.

Pronto, estes são só alguns de muitos programas e filmes que queria partilhar com vocês. É claro, há muitos muitos mais, mas ficaria aqui até pra semana. Espero que este post seja interessante para todos os meus companheiros estrangeiros mundo fora!

Até à próxima,

Inês

Leave a Reply

