Fumar No Reino Unido

Deixem-me só começar por dizer que não estou aqui a julgar ninguém, apenas pensei que poderia ser interessante para fumadores e para não fumadores.

Sendo portuguesa, muitos dos meus amigos são fumadores. Na verdade, a maioria são fumadores. Não sei porquê, mas há muitos fumadores em Portugal, é apenas um hábito normal de se ter. E, além das preocupações de saúde, fumar não é algo que as pessoas considerem extremamente mau. O que eu quero dizer é que, mesmo as pessoas sabendo que não deviam fumar, ninguém os julga demasiado por fazê-lo.

Em Portugal ainda se pode fumar dentro de bares, discotecas, restaurantes e outros lugares públicos que têm áreas para fumadores. Muitas pessoas estão habituadas a beber o seu café com um cigarro, não importa onde estejam. Por isso foi um grande choque para a minha amiga quando ela finalmente me veio visitar aqui em Londres. Eu vou chamá-la Cintia.

Cintia é uma grande fumadora que diz que eventualmente irá desistir, mas eu acho que será bastante difícil, como é para muitos fumadores. Quando ela chegou ao Reino Unido ela estava desesperada por um cigarro, já que não haviam nenhumas áreas de fumadores dentro do aeroporto. Então, quando ela chegou a Green Park tivémos de sair para ela poder fumar.

Depois disso continuámos a nossa viagem até a casa de outra amiga para fazer uma entrada de surpresa. Para lá chegar tivémos de apanhar o overground e, se vives em Londres provavelmente sabes que ás vezes tem de se esperar um bocado pelo próximo comboio, o que foi o caso. E mais uma vez, se já apanhaste o overground sabes que a maioria das estações do overground são acima do chão e ao ar livre, como diz o nome. Por isso foi uma grande surpresa para a minha amiga quando lhe disse que não podia fumar.

– O quê? Mas eu estou cá fora!

Mais tarde ela estava um pouco zangada (numa maneira amigável, é claro) porque eu não a tinha avisado sobre as leis e ela não tinha tido tempo de se mentalizar.

Em Inglaterra não há áreas de fumadores em espaços públicos fechados, nem mesmo em pubs ou discotecas. Se querem fumar, têm de ir lá para fora. E ás vezes nem aí! Não se pode fumar ao pé de entradas de prédios e nem mesmo em paragens do autocarro (se estiverem 50% cobertas).

Inglaterra é um país cruel para os fumadores, não só pelas leis mas também por causa do custo dos cigarros (é claro, eu estou a comparar com Portugal, onde um maço de 20 cigarros custa à votla de €3,50). Quem é que quer fumar o seu maço de £10 lá fora no tempo frio e molhado da Inglaterra? Se querem parar de fumar, a Inglaterra é um bom lugar para ir.

Os cigarros electrónicos são muito populares. São tão populares, até, que as pessoas têm estado a falar sobre proibi-los as eles também! Na verdade, mesmo não sendo proibidos de qualquer maneira, é geralmente aceite que não se devem usar nos transportes públicos. E os managers e os donos de estabelecimentos têm o direito de te pedirem para não os fumarem nas suas instalações. Por isso, tenham a noção de que fumar em Inglaterra não é extremamente fácil.

O IT Crowd tem um óptimo episódio (Série 2, episódio 3, Smoking On The Job) a gozar com as leis contra os fumadores, recomendo muito verem! Se quiserem, podem ver as cenas relacionadas com fumar no Youtube aqui.

Espero que isto tenha sido útil para vocês e até à próxima,

Inês

 

Leave a Reply

